23 de março de 2007

Rio da Paz

"Um movimento sem vítimas da violência

O movimento Rio de Paz, que montou o "cemitério" da violência, em Copacabana, tem outra característica bem interessante. Diferentemente da grande maioria das ONGs e movimentos contra a violência, o Rio de Paz foi fundado por gente que nunca viu a morte de perto e nem perdeu ninguém para a violência.

Copacabana não se engana. E viveu ontem na pele uma experiência inédita nas manifestações contra a violência no Rio, desde que ganharam fôlego a partir de 1993, com o movimento Viva Rio.

O calçadão da Avenida Atlântica, num dos mais famosos cartões-postais do Rio, parou e se emocionou diante do "cemitério" com 700 cruzes fincadas na areia, bem em frente ao ponto onde estão do outro lado da calçada o nobre Edifício Chopin e o não menos glamouroso Copacabana Palace.

O movimento Rio de Paz, que vem desde o início do ano mobilizando os cariocas contra a violência, fez um protesto absolutamente original, que vai entrar para a história das manifestações de rua da cidade. O movimento reuniu 30 voluntários, conhecidos como pacificadores, que fincaram na areia da praia as cruzes que representam cada uma das pessoas mortas em dois meses e meio no Estado do Rio, que tem por ano cerca de 6 mil homicídios. "